terça-feira, 20 de julho de 2010

Aniversário do Ministério de Louvor Shalon

No dia 18 de julho (domingo) foi realizado culto em ação de graças por mais um ano que o nosso maravilhoso Deus proporcionou ao Ministério de Louvor Shalon. Na ocasião glorificamos a Deus pelas bênçãos, pelo dom e sabedoria dispensado aos intergrantes e pelo crescimento fruto do amadurecimento espiritual. Juntos relembramos daqueles irmãos que marcaram época no Ministério de Louvor e que ajudaram, cada qual a seu modo, neste ministério divino. Rogamos a Deus que continue a abençoar, dar sabedoria e a despertar o estudo constante nos nossos irmãos do Ministério Shalon.
Confira algumas fotos deste dia:



(click nas imagens para ampliá-las)



(click nas imagens para ampliá-las)



(click nas imagens para ampliá-las)



(click nas imagens para ampliá-las)




Confirmado: Grupo Logos em São Luis


A ICE-Cohatrac afirma que está confirmadíssima a vinda do Grupo Logos para São Luis.

Evento: Grupo Logos em São Luis
Onde: Seminário Cristão Evangélico do Norte
Quando: 21 de agosto de 2010 (Sábado)
Valor: R$ 10,00

Receita para uma Igreja bem sucedida


TEXTO: Filipenses 4.1-9

Introdução
Gabriel Andrada é jovem, seminarista, recém casado, e cheio de ideais. Escreveu a um certo pastor perguntando qual a receita para uma igreja bem sucedida, este lhe respondeu:
1) Um pastor carismático.
2) Um bom prédio em uma boa localização.
3) Acesso à mídia. Que a nova igreja tenha programa de rádio ou de televisão.
4) Teologia da Prosperidade. Que o pastor não tenha escrúpulo de prometer milagre à granel. (Ricardo Gondim)
A igreja de Filipos era a alegria e a coroa do ministério de Paulo. Aquela igreja nasceu num parto de dor, mas trouxe-lhe muitas alegrias. Foi a igreja que se associou com ele desde o início para socorrê-lo em suas necessidades. Foi uma igreja sempre presente e solidária.
Vamos aprender por meio das recomendações de Paulo como ser uma igreja bem sucedida.


Receita para uma Igreja bem sucedida

(TEXTO: Filipenses 4:1-9)

I. A FIRMEZA NO SENHOR. (4:1)
O apóstolo Paulo ainda continua com o mesmo raciocínio. Porque os crentes são cidadãos do céu, eles devem ter coragem na terra para serem firmes. Na igreja de Filipos havia perigos internos e externos.
A esperança e a perspectiva que cada crente possuí em relação à vida eterna, devem ser afirmados e fazer com que sejamos constantes em nossa carreira cristã. Estar firmes no Senhor significa firmarmo-nos em sua força e por sua graça. (Henry)
A palavra grega que Paulo usa para “estar firmes” é stekete. Essa palavra era aplicada ao soldado que permanecia firme em seu ímpeto na batalha frente a um inimigo que queria superá-lo. A igreja deveria colocar a sua confiança no Senhor Jesus. A igreja deve permanecer firme no Senhor por causa de sua e vocação celestial (3:20-21).

2. ACORDO NOS RELACIONAMENTOS. (4:2-3)
Evódia e Síntique eram duas irmãs que ocupavam posição de liderança na igreja, que havia se esforçado com Paulo no evangelho e cujos nomes estavam escrito no livro da vida, mas, agora, estavam em desacordo na igreja. (Evódia significa “doce fragrância” e Síntique “boa sorte”)
O desacordo entre essas duas irmãs, representava uma ameaça à unidade da igreja, como um todo. Paulo solicita ajuda de um líder da igreja, que ele não nomeia, para auxiliá-las a fim de construírem pontes em vez de cavar abismos. Precisamos exercer na igreja o ministério da reconciliação em vez de jogar uma pessoa contra a outra. Precisamos aproximar as pessoas em vez de afastá-las.
Não podemos estar unidos a Cristo e desunidos com os irmãos. “A irmandade do homem é impossível sem o senhorio de Cristo” (Barclay)
A igreja deve ser marcada pelo trabalho conjunto, pelo auxílio recíproco e pela esperança futura. Há uma realidade celestial acerca da igreja. O nome dos crentes está escrito no livro da vida e lá no céu não há divisão. A igreja na terra deve ser uma réplica da igreja do céu. O fato de irmos morar juntos no céu deveria nos ensinar a viver em harmonia na terra.

3. A ALEGRIA INCONDICIONAL (4:4)
O apóstolo Paulo fala sobre duas características da alegria:

3.1- a alegria é uma ordenança e não uma opção. V.4
Ser alegre é um mandamento e não uma recomendação. O evangelho trouxe alegria, o reino de Deus é alegria, o fruto do Espírito é alegria e a ordem de Deus é: “alegrai-vos”.

3.2- A alegria é Cristocêntrica. V.4 “alegrai-vos sempre no Senhor”

Nossa alegria é uma pessoa e não ausência de problemas. Nossa alegria está centrada em Cristo. Quem tem Jesus experimenta essa verdadeira alegria. Ex. O homem limpando a lixeira.
“Pode-se compreender facilmente que a alegria do crente difere da do mundo, a qual é ilusória, frágil e apagada. Cristo chega mesmo a reputá-la maldita, Lucas 6:25. Portanto, só é autêntica aquela alegria em Deus que nunca nos pode ser tirada” João Calvino

4. A MODERAÇÃO CONHECIDA (4:5)
O apóstolo Paulo fala à igreja sobre a necessidade de cuidarmos das nossas atitudes internas e das nossas reações externas. A moderação tem a ver com o controle do temperamento. Um crente não pode ser uma pessoa explosiva, destemperada e sem domínio próprio. Suas palavras precisam ser temperadas com sal, suas atitudes precisam edificar as pessoas e sua moderação precisa refletir o caráter de Cristo.
“Ninguém é tão mal-educado que não seja gentil com alguém por algum motivo, em alguma ocasião: o crente deve sê-lo ‘para com todos os homens’ e em todas as ocasiões” (Champlin citando Faucett)
“Teu espírito doce e cordato servirá de boa propaganda da tua fé cristã.” (Champlin citando Arnold)

5. NÃO ANDEIS ANSIOSOS. (4:6)
A ansiedade é a maior doença do século. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, mais de cinqüenta por cento das pessoas que passam pelos hospitais são vítimas da ansiedade. A ansiedade atinge adultos e crianças, doutores e analfabetos, religiosos e ateus. Warren Wiersbe diz que a ansiedade é um pensamento errado e um sentimento errado a respeito das circunstâncias, das pessoas e das coisas. Ralph Martin diz que ansiedade é falta de confiança na proteção e cuidado de Deus.
Várias são as causas da ansiedade:
- Em primeiro lugar, a ansiedade é resultado de olharmos para os problemas em vez de olharmos para Deus.
- Em segundo lugar, a ansiedade rouba as nossas forças. Uma pessoa ansiosa normalmente antecipa os problemas. Ela sofre antecipadamente. O problema ainda não aconteceu e ela já está sofrendo. A ansiedade rouba a energia antes de o problema chegar. E quando o problema chega; se chegar, a pessoa já está fragilizada.

6. SUBSTITUA A ANSIEDADE PELA A ORAÇÃO. (4:6)
Deus não apenas dá uma ordem: “Não andeis ansiosos”, mas oferece a solução. Se a ansiedade é uma doença, a oração é o remédio. William Hendriksen diz que o antídoto adequado para a ansiedade é abrir efusivamente o coração a Deus.
O próprio Senhor Jesus nos ensinou: “Pedi e dar-se-vos-á…” e “Tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei”. Tiago escreveu: “Nada tendes, porque nada pedis”.
“Não há nada muito grande para o poder de Deus nem muito pequeno para seu cuidado paternal.”

7. VIVENDO NA PAZ DE DEUS. (4:7)
Pela oração, a paz de Deus ocupa o lugar que antes a ansiedade tomava conta. A oração aquieta o nosso interior e muda o mundo ao nosso redor. O mesmo coração que estava cheio de ansiedade, pela oração, agora está cheio de paz.
F. F. Bruce diz que a paz de Deus pode significar não apenas a paz que ele mesmo concede, mas a serenidade em que o próprio Deus vive: Deus não está sujeito à ansiedade.

7.1- A paz de Deus transcende a compreensão humana (4.7)
“A paz de Deus — diz Paulo — ultrapassa todo entendimento. Isto não significa que a paz de Deus seja um mistério de tal índole que a mente humana não possa entendê-la, o que também é verdade, significa que a paz de Deus é tão preciosa que o entendimento humano com toda sua habilidade, conhecimento e penetração jamais pode inventá-la, encontrá-la ou produzi-la. Esta paz nunca pode ser um produto humano, é só um dom de Deus. O caminho rumo à paz é levar tudo o que é nosso e a todos os que queremos para depositá-los confidencialmente nas mãos de Deus mediante a oração.” (William Barclay)
Esta é a paz que Paulo sentiu ao caminhar para a guilhotina, dizendo: “A hora da minha partida é chegada. Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé. Agora, a coroa da justiça me está guardada…” (2Tm 4.6-8).

7.2- A paz de Deus é uma sentinela celestial ao nosso redor (4:7)
A palavra grega frourein é um termo militar para estar em guarda. Assim, “guardar” traz a idéia de uma sentinela, um soldado na torre de vigia, protegendo a cidade. A paz de Deus é como um exército protegendo-nos dos problemas externos e dos temores internos. Paulo diz que esta paz guarda os nossos corações (sentimentos errados) e nossas mentes (pensamentos errados), as nossas emoções e a nossa razão.
William Hendriksen comentando este texto, escreve: Os filipenses estavam acostumados a ver as sentinelas romanas a montarem guarda. Assim também, se bem que num sentido muitíssimo mais profundo, a paz de Deus montará guarda à porta do coração e da mente.

8. GUARDANDO O PENSAMENTO. (4:8)

Pensamentos errados levam a comportamento errado. As nossas maiores batalhas são travadas no campo da mente.

8.1- Tudo o que é verdadeiro.

A palavra grega alethe pode significar “verdade” em oposição àquilo que é irreal, insubstancial, ou “verdade” em oposição à falsidade. Tudo o que é verdadeiro, aqui, possui as qualidades morais de retidão e confiança, de realidade em contraposição à mera aparência.

8.2- Tudo o que é respeitável.
A palavra grega é semnos, traz a idéia de alguém que vive neste mundo com uma profunda consciência de que o universo inteiro é um santuário e tudo o que ele faz deve ser um culto a Deus.

8.3- Tudo o que é justo.
A palavra grega dikaios enfatiza aqui uma correta relação com Deus e com os homens. Os crentes devem pensar com retidão, diz Hendriksen.
8.4- Tudo o que é puro.
A palavra grega hagnos descreve o que é moralmente puro e livre de manchas. Ritualmente descreve algo purificado de tal maneira que se faz apto para ser oferecido a Deus e usado em seu serviço.
8.5- Tudo o que é amável.
A palavra grega prosphiles traz o significado de agradável, aquilo que suscita amor. São aquelas coisas que proporcionam prazer a todos, não causando dissabor a ninguém, à semelhança de uma fragrância preciosa, diz F. F. Bruce.

8.6- Tudo o que é de boa fama.
A palavra grega euphemos significa literalmente “falar favoravelmente”. No mundo há demasiadas palavras baixas, falsas e impuras. Nos lábios do cristão e em sua mente devem existir somente palavras que são adequadas para ser ouvidas por Deus.

8.7- Se alguma virtude há e se algum louvor existe seja isso que ocupe o vosso pensamento.
Ao invés de continuar sua seleção, Paulo resume, agora: “se alguma virtude há”, do grego arete, cujo significado é: “virtude moral” e “se algum louvor existe”, do grego epainos, “aquilo que merece louvor ou que inspira a aprovação divina”. Ambos os termos descrevem as qualidades que devem marcar as atitudes e ações dos crentes.

9. PRATICANDO O QUE SE APRENDE. (4:9)
Warren Wiersbe diz que não é possível separar atos exteriores de atitudes interiores. Há uma íntima conexão entre: “Seja isso que ocupe o vosso pensamento” (4:8) e “praticai” (4:9).
Paulo considera quatro atividades: aprender e receber, ouvir e ver. Uma coisa é aprender a verdade e outra bem diferente é recebê-la e assimilá-la. Não basta ter fatos na cabeça, é preciso ter verdade no coração. Ao longo do seu ministério, Paulo não apenas ensinou a Palavra, mas também a viveu na prática para que seus ouvintes pudessem vê-la em sua vida. Paulo entende que o exemplo pessoal é parte essencial do ensino.

CONCLUSÃO

A conclusão do apóstolo Paulo é majestosa. Além de termos a paz de Deus para nos guardar, agora temos o Deus da paz para nos guiar. Não apenas temos uma harmonia bendita em lugar da ansiedade, mas temos também a companhia divina na caminhada.
Corretamente Bruce Barton diz que muitas pessoas hoje procuram ter paz com Deus sem ter um relacionamento com Deus, que é o autor da verdadeira paz. Isso, porém, é impossível. Para experimentar a paz, precisamos primeiro conhecer o Deus da paz.


Pastor Polary da Silva e Silva

sábado, 17 de julho de 2010

Boletim de Julho

(Click nas imagens para ampliá-las)

Justificação Mediante a Fé


TEXTO BASE: ROMANOS 5:1-2

INTRODUÇÃO: (Caso Isabella) Julgamento e condenação de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá. Após cinco dias de júri, Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá foram condenados pela morte de Isabella Nardoni. À 0h27 deste sábado, o juiz Mauricio Fossen sentenciou Alexandre Nardoni há 31 anos, 1 mês e 10 dias de prisão e Anna Carolina Jatobá, a 26 anos e 8 meses.

TEMA: JUSTIFICAÇÃO MEDIANTE A FÉ

Justificação:
A justificação é um ato judicial de Deus, no qual Ele declara, com base na justiça de Jesus Cristo, que todas as reivindicações da lei são satisfeitas com vistas ao pecador.
A justificação remove a culpa do pecado e restaura o pecador a todos os direitos filiais envolvidos em seu estado de filho de Deus, incluindo uma herança eterna.
A justificação acontece uma vez por todas. Não se repete, e não é um processo; é imediatamente completa e para sempre. Não existe isso, de mais ou menos justificação; ou o homem é plenamente justificado, ou absolutamente não é justificado.

1- Justificados por meio de Cristo. V. 1
Nossa reconciliação com Deus está subordinada a Cristo. Ele tão-somente é o Bem-amado Filho; todos nós, por natureza, somos filhos da ira. Paulo nos ensina, por meio da palavra acesso, que a salvação tem sua origem em Cristo, e assim exclui as preparações por meio das quais os tolos acreditam que podem antecipar a misericórdia divina. E como se dissesse: “Cristo encontra o indigno, e estende-lhe sua mão para libertá-lo.” João Calvino

Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” 2 Cor. 5:17. “Os nossos pecados foram imputados a Cristo, quando Ele morreu por causa deles, e a Sua justiça nos é imputada quando recebemos a vida eterna por Seu intermédio.” Dagg

tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.”( Rm. 5:9) “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.” (Rm. 5:19)

2- Justificados para ter paz com Deus. V. 1
Paz, portanto, significa serenidade de consciência, a qual tem sua origem na certeza de haver Deus nos reconciliado consigo mesmo.” Calvino
Paz com Deus é o oposto da serenidade produzida pela carne entorpecida, visto ser de suprema importância que cada um se desperte para prestar conta de sua vida
“O “novo” homem é idêntico ao “velho”. Sofre as mesmas limitações; padece das mesmas enfermidades e tribulações; todavia, tem um privilégio: paz com Deus.” KARL BART

3- Justificados para esperança da glória de Deus. V. 2
E gloriemo-nos na esperança da glória de Deus. A razão, não só para a emergência da esperança da vida por vir, mas também para nossa participação em seu regozijo, é que descansamos no firme fundamento da graça de Deus.
“Porém, se porventura não pode haver conhecimento seguro agora, nem qualquer persuasão consistente e inabalável quanto ao futuro, quem ousará gloriar-se?” João Calvino
John Stott afirma: “a esperança cristã não é algo incerto como nossas esperanças comuns do dia-a-dia, por exemplo, quanto ao tempo ou a nossa saúde; é uma expectativa jubilosa e confiante que se baseia nas promessas de Deus.”

Conclusão: Todos nós estávamos condenados pelos nossos pecados, mas em Cristo somos justificados, isto é, declarado justos para glória de Deus.
Como resultado dessa justificação, temos a graça de desfrutarmos da paz com Deus e privilégio de nos gloriarmos na esperança da glória de Deus.

Aplicação:
1 - Os nossos relacionamentos devem ser motivados e fundamentados pelo o amor, visto que todos estavam na mesma situação, isto é, condenados sem Cristo em nossas vidas.
2 - Devemos sempre ser gratos a Deus por tão grande obra (Justificação) em nossas vidas. A gratidão é uma marca inconfundível do Cristão.
3 - A nossa adoração deve ser verdadeira e reverente, diante de um Deus que tem o poder de justificar os que estavam condenados.


Pastor Polary da Siva e Silva

segunda-feira, 5 de julho de 2010

A César o que é de César e a Deus o que é de Deus

Sempre compro artigos evangélicos em uma mesma loja, gosto da variedade, do espaço, da forma como as coisas estão dispostas, e, às vezes, do atendimento. Contudo, uma coisa tem me incomodado neste estabelecimento, o fato de não me darem a nota fiscal sem que eu tenha que pedir. Acho esta situação extremamente desagradável, afinal, esta é uma livraria evangélica, logo deveria ser diferente das demais lojas, no tocante a este assunto.
A sonegação fiscal constitui-se crime, a luz da lei dos homens e também da divina. A lei nº 8.137, de 27 de Dezembro de 1990, diz que:

Art. 1° Constitui crime contra a ordem tributária suprimir ou reduzir tributo, ou contribuição social e qualquer acessório, mediante as seguintes condutas:
I - omitir informação, ou prestar declaração falsa às autoridades fazendárias;
II - fraudar a fiscalização tributária, inserindo elementos inexatos, ou omitindo operação de qualquer natureza, em documento ou livro exigido pela lei fiscal; III - falsificar ou alterar nota fiscal, fatura, duplicata, nota de venda, ou qualquer outro documento relativo à operação tributável;
IV - elaborar, distribuir, fornecer, emitir ou utilizar documento que saiba ou deva saber falso ou inexato;
V - negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativa a venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada, ou fornecê-la em desacordo com a legislação.

A lei prevê ainda a pena de reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos e multa. Jesus quando fora inquirido se era lícito pagar tributo a César disse “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Mateus 22:21). Assim, como cristãos não podemos viver a revelia da lei, Paulo disse “Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra" (Romanos 13:7).
Portanto, não vos esqueçais que, como seguidores de Cristo somos impelidos a pautarmos nossa vida na honradez e no temor a DEUS. Devemos pagar nossos impostos e exigir que a sociedade também o faça, ou, pelo menos, não nos impeça de fazê-lo. Assim, ao comprar um objeto qualquer, em qualquer estabelecimento, se não lhe derem, peça a nota fiscal.

Que DEUS tenha misericórdia de nossas vidas,

Misael Oliveira
São Luis, 11 de março de 2010.

Grupo Logos em São Luis


A ICE-Cohatrac está promovendo a vinda do Grupo Logos para o dia 21 de agosto de 2010 (Sábado) em local a ser confirmado (provavelmente no Seminário Cristão Evangélico do Norte).
O valor da taxa será divulgado em breve.

Casamento

No dia 30 de maio os irmãos Clidejofre e Crislane realizaram enlace matrimonial na ICE - JD. Foi motivo de alegria fazer parte de uma noite tão especial na vida dos nossos queridos irmãos que diante do altar do Senhor disseram sim ao amor que os une. Deus colocou no coração da Diretoria da Igreja e ela, direcionada por Deus, pôs em prática o plano de realizar uma cerimônia em que os irmãos que estavam casados somente no civil pudessem reafirmar seus votos por meio de uma cerimônia religiosa.
Ainda este ano será realizado outra cerimônia só que desta vez detinada a comunidade circunvizinha. Ore pelos projetos de nossa Igreja, para que possamos fazer tudo de acordo com a vontade e com os planos do nosso maravilhoso Deus.

Confira algumas fotos dessa noite tão bonita.


(Click nas imagens para ampliá-las)

(Click nas imagens para ampliá-las)